terça-feira, 18 de agosto de 2009

compromissos autárquicos

TOMA NOTA DESTES 5 COMPROMISSOS:
SÃO PARA CUMPRIR!


Vota Bloco de Esquerda
Esquerda de Confiança
1. Combate ao Desemprego

Vamos combater o desemprego com a reabilitação urbana do concelho (casas, mas também jardins, largos, praças, edifícios públicos), a qual criará empregos directos imediatos em diversas áreas e empregos resultantes da dinâmica envolvente. Vamos estimular a criação de pequenas empresas e apoiar verdadeiramente as que já existem. Vamos implementar cursos de curta duração para os desempregados, com ênfase para os jovens e mulheres.




2. Educação, Cultura e Desporto para Todos

Defendemos uma educação pública de qualidade, com igualdade de oportunidades, verdadeiramente democrática e com intervenção municipal no que é necessário. Defendemos mais cursos técnicos, profissionais e artísticos. Defendemos uma linha cultural com qualidade e diversificada, aberta e participada, que transmita mensagens de conteúdo e não feita apenas de entretenimento. Defendemos apoio criterioso aos clubes concelhios, com incidência nas vertentes de formação. Defendemos apoios significativos ao associativismo.



3. Meios de Comunicação de Qualidade
Defendemos uma cidade que não esteja de costas voltada para o que a rodeia. É necessária uma nova estrada de entrada e saída na cidade. Através da intervenção municipal, vamos lutar incondicionalmente pela requalificação e electrificação da Linha Ferroviária até ao terminal de VRSA. A barra do Rio Guadiana deve, também, servir para entrar e sair em VRSA, com cais acostáveis de qualidade. Defendemos a reconciliação da cidade com a sua frente ribeirinha, respeitando o desenvolvimento sustentável e a sua história, que permita que se viva o rio sem o estrangular com operações especulativas e mega projectos. Vamos fazer de VRSA uma cidade tecnologicamente avançada, facilitando o acesso às redes globais de Comunicação e
Informação em vários pontos de todo o concelho. Defendemos transportes mais acessíveis para deficientes e idosos. Defendemos uma política de prioridade de estacionamento para moradores.





4. Dignidade na Saúde e nas Políticas Sociais
Defendemos a orientação do concelho para a promoção da educação para a saúde, gizada como lugar de construção de um projecto integrado de saúde pública, que inclua uma aposta forte na política de prevenção e redução de riscos. Defendemos uma habitação social condizente com o seu nome, com rendas justas e infra-estruturas de apoio, assumindo a Câmara a gestão dos condomínios. A água e a electricidade devem ser para todos, as tarifas da água devem ser revistas e é urgente apoiar as pequenas empresas e quem não tem possibilidade no pagamento da electricidade. Defendemos uma juventude com voz interventiva na sociedade, vamos criar imediatamente a Casa da Acção da Juventude, com apoio didáctico aos estudantes, mas também com apoio na procura do 1º emprego e 1ª habitação. Endividar a Câmara? Só se for em benefício da população! Vamos ajudar os jovens que tanto precisam de empregos e habitações.



5. Turismo Sustentável

A oferta turística tem que ser diversificada ao longo do ano para que os postos de trabalho se mantenham. Vamos avançar com a criação de um campismo com qualidade para os seus utentes. Vamos desenvolver o ecoturismo relacionado com a prática de desporto em contacto com a natureza. Vamos criar uma ecovia aquática que ligue vários municípios e promova a prática de desportos aquáticos. É necessária a criação de unidades hoteleiras de qualidade que sirvam de apoio às necessidades desportivas, cativando os atletas e criando postos de trabalho numa futura aldeia desportiva.