quinta-feira, 29 de abril de 2010

Greve Comboios

Greve pára comboios criar PDF versão para impressão enviar por e-mail

Greve nos comboios Foto de JOSE COELHO / LUSASegundo o Sindicato dos Maquinistas, apenas os comboios incluídos no pacote de serviços mínimos esteve a circular hoje. A greve nos comboios deve durar até quarta-feira.

António Medeiros, presidente do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), informou à Lusa que somente um em cada quatro comboios urbanos estiveram a circular nesta manhã. Para suprir a falta de comboios a CP colocou cerca de 60 autocarros para circular na região do Porto, e pouco mais de cem em Lisboa. Ambas as regiões metropolitanas registaram grandes congestionamentos.

A greve que deve decorrer até quarta feira, entre as 05:30 e as 10:00, foi convocada em protesto contra o fecho "unilateral" de negociações salariais que estavam a decorrer com a CP. O SMAQ exige a "reabertura do processo negocial, com as actualizações salariais e a negociação dos ganhos de produtividade que estava em curso", "Não aceitamos o fecho das negociações", acrescentou António Medeiros.

O funcionamento por escalas fez com que a greve decretada para esta segunda-feira, entre as 05h30 e as 10h00, também afectasse a circulação ferroviária no domingo, tendo sido suprimidos o intercidades Lisboa-Beja e Lisboa-Évora. Segundo a porta-voz da CP, Ana Portela, "a CP nunca nega o diálogo com os sindicatos", mas "não pode é solicitar exigências que impliquem fortes aumentos da despesa com os salários, num cenário como que se vive actualmente".